No Laboratório Torres, somos muito felizes por termos a certeza de que prestamos o melhor serviço para nossos clientes e suas famílias, já há mais de 40 anos. Somos reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas por meio de seus dois principais programas, o PNCQ e o DICQ. Fomos o primeiro da região a participar do PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade, inscritos em 1998, e desde então obtemos sempre a Classificação Excelente, com certificados de Ouro e Platina. Já em 2018 temos a alegria em compartilhar que nosso esforço e dedicação foi reconhecido pelo Sistema Nacional de Acreditação (DICQ), nos tornando o primeiro Laboratório Acreditado de Torres e unindo-nos aos mais de cem acreditados na Região Sul.
Nossa história começa em 1973, com a fundação do Laboratório pelo farmacêutico-químico Dr. Nestor de Azevedo Pereira que, desde o início, realizou atendimento em análises clínicas com profissionalismo e excelência. Em 1978 soma-se ao corpo técnico e administrativo o farmacêutico bioquímico Dr. Vilmar Casagrande, especialista em Análises Clínicas pela SBAC e responsável pela Direção Técnica do Laboratório. Nossa equipe técnica conta hoje também com o trabalho da Dra. Ester R. Kleinubing da Silva, especialista em Citologia Clínica pela SBAC, responsável pela realização dos exames preventivos do câncer do colo do útero ( Papanicolau), e do Dr. Sandro Camacho Sartori, especialista em Análises Clínicas pelo HCPA/UFRGS.
Com serviços próprios e terceirizados, oferecemos à população de Torres e das regiões do litoral norte gaúcho e sul catarinense praticamente todos os exames necessários ao diagnóstico médico.
Somos uma empresa genuinamente torrense e temos como missão “cuidar da saúde do cliente superando as suas necessidades e expectativas por meio da atuação de uma equipe competente que busca a melhoria contínua dos processos com o apoio de parceiros devidamente comprometidos com a qualidade”. A fim de transparecer visualmente nosso compromisso com a inovação e busca constante de excelência, lançamos em 2018 nossa nova marca, que nos acompanhará nas próximas páginas de nossa história.
Ser gentil com os colegas e clientes, respeitando os diferentes pontos de vista
Na competência dos colegas
Atuar com honestidade, garantindo o sigilo das informações com as quais tem acesso, prezando pelos valores morais cultivados pela empresa
Atuar com humildade e comprometimento
Realizar suas atribuições com responsabilidade
União
Sobre o PNCQ: O Controle Externo da Qualidade, obrigatório pela RDC 302:2005 da ANVISA, é um elemento fundamental para a garantia da qualidade do laboratório clínico moderno. Assegurando a comparabilidade dos resultados com outros laboratórios o que permite avaliar o seu desempenho em longo prazo. Através de um programa como o do PNCQ, o laboratório clínico pode:
– Obter informações do grau de desempenho analítico de seu laboratório em relação a todos os demais laboratórios participantes do PNCQ;
– Detectar alguma não conformidade em seus processos, possibilitando a implantação de ações corretivas ou preventivas, alcançando deste modo um desempenho analítico necessário na avaliação do estado de saúde dos seus clientes;
– Comparar seus resultados com os de outros laboratórios que utilizam a mesma metodologia ou outra diferente;
– Estudar a influência dos métodos, padrões e calibradores utilizados;
– Complementar a utilização do controle interno da qualidade que todo laboratório moderno deve ter em funcionamento;
– Os laboratórios clínicos com controle interno de qualidade e que participam de um sistema de avaliação externa podem melhorar continuamente a qualidade do seu serviço e, em consequência, auxiliar no diagnóstico e tratamento das enfermidades dos paciente.
O DICQ Sistema Nacional de Acreditação está capacitado para imediatamente iniciar a avaliação dos Laboratórios Clínicos inscritos, assim como, prestar informações sobre a documentação necessária e imprescindível para o Credenciamento ou a Acreditação do Sistema da Qualidade, e estruturado de acordo com a norma NBR 14.500 – Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos e ISO 15.189.
– Acreditação significa outorgar a uma organização um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de requisitos previamente estabelecidos.
Portanto, a Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é um processo periódico e voluntário, outorgado por entidades científicas, com a finalidade de comprovar a implementação do seu sistema da qualidade, quer seja em relação à capacidade organizacional ou técnica.
– A SBAC entende que a implantação de um sistema da qualidade nos Laboratórios Clínicos brasileiros tem que seguir uma dinâmica de conscientização e ser aplicada de forma gradual.
Assim, o Credenciamento ou a Acreditação do Sistema da Qualidade e dos processos analíticos tem que se iniciar com a cultura e treinamento dos profissionais e gradativamente ir introduzindo as exigências sobre os procedimentos, equipamentos e calibrações.